quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Momento II (proposta1 - revista e ampliada)

(Actualizada dia 22 de Fevereiro)

Mente(Kama Manas): Oh estará apaixonado?!

Emocional (Linga Sharira): Apaixonado! Apaixonado!...

Alma: Não, não creio que seja isso… É outra coisa diferente…

Corpo (Stula Sharira): Não olhes para mim! Não tenho disposição para poesias… xiça dormi tão mal hoje, minhas costas precisam de almofadas mais macias…Quando posso comer algo de jeito? Não tarda vem o almoço… Tenho fome!

Vital (Prana Sharira): Energia! Energia! Precisamos procurar melhor dormida! Energia! Energia! Precisamos encontrar melhor comida!

Emocional: Ai o amor é tão bonito! Quando me sinto apaixonada é como estivesse a subir uma escada de nuvens até chegar ao fim do céu! Depois salto sem medo atravesso uma espuma de estrelas e caio numa formação de aves migratórias que me levam a viajar por mundos desconhecidos!

Vital: Paixão é energia boa…

Mente: Pois está claro! Vamos já montar a melhor estratégia! Sabemos bem como elas gostam dos nossos títulos e benefícios, prantos e encantos! Primeiro levamos os sorrisos, a seguir vêm os versos delirantes e por fim as flores vermelhas! Mas…mas quem é a felizarda desta vez?

Alma: Ninguém… sinto apenas comigo próprio uma insatisfação indefinida, uma experiência vaga de sensações…

Mente: Insatisfação! Tédio! Um sentimento humano: estado de falta de ânimo, enfado, aborrecimento, enfim falta de coisas interessantes para se fazerem… Vejamos… que tal escrever um pouco? Somos letrados brilhantes, editámos dez teses, ganhámos o prémio de melhor romance-filosófico!

Corpo/Vital/Emocional: (palminhas)

Emocional: Sabe tão bem sermos reconhecidos!

Alma: Recebi bocas pródigas em elogios e nenhuma palavra guardo agora para me esclarecer… De que servem os diplomas senão para emoldurar o próprio orgulho?

Corpo: Também não servem para encher a barriga…

Mente: Meu deus… mas porque sentimos agora estas coisas?? A vida é para se ser vivida mais relaxadamente e com satisfação! Fazer aquilo que nos dá mais gozo, explorar os melhores estímulos, viver o momento… já há tantos problemas no mundo! Se formos a complicar tudo… Meus amigos juntem-se a mim: há quanto tempo não dançamos? (um comboio ou uma roda, um tango entre a mente e o emocional…)

Alma: Bravo! Muito bem! (aplaudindo) Mas por que não usarmos todo esse entusiasmo para ajudar também? Já recebemos tanto nesta vida, não devia ser agora a nossa vez de dar mais? Há tanta miséria, tristeza e ignorância onde vivemos…

Vital: Energia para o mundo!

Mente: Mas o que queres fazer? Ir para a barbárie e deixar tudo para trás? Não seremos mais úteis naquilo que fazemos aqui? Repara, as coisas são como são e seguem a sua ordem natural. Cada um com os seus cadilhos. Além disso, há pessoas e instituições que se ocupam com mais eficácia desses problemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário